Neste primeiro post comentarei um pouco sobre os novos recursos da nova versão do Exchange Server.
* A principal mudança que vejo é referente a alta-disponibilidade do Exchange Server. Não temos mais aquele monte de siglas (LCR, CCR, SCR) temos apenas a DAG (Database Availability Group) e este novo recuros é gerenciado pela propria console do Microsoft Exchange 2010.
* Outra mudança muito importante é referente a um termo chamado resiliência de caixa de correio, isso significa que a proteção automática de failvover passa a ser oferecida no nível do banco de dados de caixa de correio e não mais no nivel de servidor. O resultado disso é que as ações de failover agora são concluidas muito mais rapidamente.
* Outra mudança é referente a um novo controle de acesso de usuário chamada RBAC, com este novo recurso é possivel definir modelos de permissões extremamente amplos e precisos com base nas funções dos administradores e dos usuários.
* Novas funcionalidades de transporte e roteamento:
Redundância de sombra, MailTips, Transporte moderado, Entrega federada, Gerenciamento de contrato de nível de serviço (SLA) de latência, Rastreamento de mensagem ponta a ponta, EdgeSync incremental, Integração de regras de transporte com AD RMS, Aprimoramentos do dumpster de transporte, Aperfeiçoamentos do banco de dados de transporte
* Funcionalidade de administração no Shell de Gerenciamento do Exchange
* Painel de controle do Exchange
Agora é possivel criar mailboxes e gerenciar alguns recursos pelo webmail.