A nuvem computacional ou cloud computing consiste em compartilhar ferramentas computacionais pela interligação dos sistemas, semelhantes as nuvens no céu, ao invés de ter essas ferramentas localmente (mesmo nos servidores internos). O uso desse modelo (ambiente) é mais viável do que o uso de unidades físicas.
Um problema originado dentro das corporações é o alto custo com Tecnologia da Informação (TI). “As organizações de TI gastam hoje mais de 65% de seu tempo com a manutenção de sistemas e não é seu objetivo de negócios manterem dados e aplicativos em operação. É dinheiro jogado fora, o que é inaceitável nos dias de hoje”, defende o diretor do Google para a América Latina.
Dentro desse contexto, o PC será apenas um chip ligado à internet, a "grande nuvem" de computadores. Não há necessidade de instalação de programas, serviços e armazenamento de dados, mas apenas os dispositivos de entrada (teclado, mouse) e saída (monitor) para os usuários.
Uma arquitetura em nuvem é muito mais que apenas um conjunto (embora massivo) de computadores. Ela deve dispor de uma infra-estrutura para gerenciamento, que inclua funções como provisionamento de recursos computacionais, equilíbrio dinâmico do workload e monitoração do desempenho.
Muito bacana essa tendência.
ResponderExcluirDá uma aliviada na maquina e não fica travando.
Muito boa essa matéria, ficar por dentro das novidades é essencial hoje em dia para se preparar para o mercado de trabalho.
Bjus Lauro