Muitos administradores de rede que tem o encargo de cuidarem de várias máquinas como, por exemplo, algumas redes de 300 a 3000 máquinas, teriam um trabalho quase impossível de realizar com uma simples tarefa como mapear uma impressora ou compartilhar uma pasta para todo mundo ou para um setor especifico. Para redes baseadas em servidores Windows Server, podemos contar com os famosos scripts de logon. Com os scripts de logon você tem como realizar inúmeras configurações, como o exemplo que iremos apresentar para mapear pastas para os clientes da rede.
Uma forma bem fácil para se fazer um simples mapeamento de pastas, use no seu script de logon o comando com está sintaxe:
NET USE P: \\SERVIDOR\COMPARTILHAMENTO /Y
Salve seu script como arquivo .bat na pasta NETLOGON,
Mas como cada rede é uma rede e cada rede possui sua necessidade específica, segue um tutorial sobre a sintaxe do comando NET USE.
Net use
Conecta ou desconecta um computador de um recurso compartilhado ou exibe informações sobre conexões de computadores. O comando também controla conexões de rede persistentes. Quando utilizado sem parâmetros, net use recupera uma lista de conexões da rede.
Sintaxe
net use [{Nome_do_Dispositivo | *}] [{\\Nome_do_Computador[\Nome_do_Compartilhamento[\Volume]]] |[http://Nome_do_Computador/Nome_do_Compartilhamento[/Pasta]}] [{Senha | *}]] [/usuário:[Nome_do_Domínio\]Nome_do_Usuário] [/usuário:[Nome_do_Domínio com_Ponto\]Nome_do_Usuário] [/usuário: [Nome_do_Usuário@Nome_do_Domínio_com_Ponto] [/savecred] [/smartcard] [{/delete | /persistent:{yes | no}}]
net use [Nome_do_Dispositivo[/home[{Senha | *}] [/delete:{yes | no}]]
net use [/persistent:{yes | no}]
Parâmetros
nome_do_dispositivo
Atribui um nome a ser conectado ao recurso ou especifica o dispositivo a ser desconectado. Há dois tipos de nome de dispositivo: unidades de disco (ou seja, D: a Z:) e impressoras (ou seja, LPT1: a LPT3:). Digite um asterisco (*) no lugar de um nome de dispositivo específico para atribuir o próximo nome de dispositivo disponível.
\\Nome_do_Computador\Nome_do_Compartilhamento
Especifica o nome do servidor e do recurso compartilhado. Se Nome_do_Computador contiver espaços, coloque entre aspas todo o nome do computador, desde as barras invertidas \\ até o final do nome (por exemplo: "\\Nome_do_Computador\Nome_do_Compartilhamento"). O nome do computador pode ter de 1 a 15 caracteres de extensão. Se \ShareName for omitido, será tentada uma conexão com o compartilhamento ipc$.
\Volume
Especifica um volume NetWare no servidor. Você precisa ter o Serviço Cliente para NetWare instalado para conectar-se a servidores NetWare.
http://Nome_do_Compu...ompartilhamento[/Volume]
Especifica o nome do servidor WebDAV e do recurso compartilhado. Se Nome_do_Computador contiver espaços, coloque entre aspas (" ") o nome inteiro do computador, desde o prefixo http (http://) até o final do nome do computador.
Senha
Especifica a senha necessária para acessar o recurso compartilhado. Digite um asterisco (*) para gerar um prompt para a senha. A senha não é exibida quando você a digita no prompt de senha.
/user
Especifica um outro nome de usuário com o qual a conexão é estabelecida. Não é possível usar este parâmetro com /savecred.
nome_do_domínio
Especifica outro domínio. Se Nome_do_Domínio for omitido, net use usará o domínio conectado no momento.
nome_do_usuário
Especifica o nome de usuário com o qual será feito logon.
nome_do_domínio_com_ponto
Especifica o nome de domínio totalmente qualificado relativo ao domínio onde existe a conta de usuário.
/savecred
Armazena as credenciais fornecidas para reutilização caso seja solicitada uma senha ao usuário. Não é possível usar este parâmetro com /smartcard ou /user.
/smartcard
Especifica se a conexão de rede deve usar credenciais em um cartão inteligente. Se diversos cartões inteligentes estiverem disponíveis, você precisará especificar a credencial. Não é possível usar este parâmetro com /savecred.
/delete
Cancela a conexão de rede especificada. Se o usuário especificar a conexão com um asterisco (*), todas as conexões de rede serão canceladas.
/persistent:{yes | no}
Controla o uso de conexões de rede persistentes. O padrão é o último valor utilizado. As conexões sem dispositivos não são persistentes. Yes salva todas as conexões à medida que são estabelecidas e as recupera no próximo logon. No não salva a conexão que está sendo estabelecida nem as conexões subseqüentes. Conexões existentes serão restauradas no próximo logon. Use /delete para remover as conexões persistentes.
/home
Conecta um usuário à sua pasta base.
net helpComando
Fornece ajuda para o comando net especificado.
Comentários
• Use net use para conectar-se e desconectar-se de um recurso de rede e para exibir as conexões atuais estabelecidas com os recursos da rede. Você não poderá desconectar-se de uma pasta compartilhada se esta estiver sendo usada como a sua unidade atual, ou se estiver sendo usada por um processo ativo.
• Para obter informações sobre uma conexão, siga um dos procedimentos abaixo:
• Digite net useNome_do_Dispositivo para obter informações sobre uma conexão específica.
• Digite net use para obter uma lista de todas as conexões do computador.
• As conexões sem dispositivos não são persistentes.
• Depois de instalar e executar o Serviço Cliente para NetWare, você poderá conectar-se a um servidor NetWare em uma rede Novell. Use a mesma sintaxe utilizada para conectar-se com um servidor Windows Networking, observando apenas que deverá incluir o volume ao qual deseja conectar-se.
• Se o Nome_do_Servidor fornecido contiver espaços, use aspas para delimitar o texto (ou seja, "Nome_do_Servidor"). Se as aspas forem omitidas, será exibida uma mensagem de erro.
Exemplos
Para atribuir o nome de dispositivo da unidade de disco E: ao diretório compartilhado Cartas do servidor \\Finanças, digite:
net use e: \\finanças\cartas
Para atribuir (mapear) o nome de dispositivo da unidade de disco M: ao diretório Maria no volume Cartas do servidor NetWare \\Finanças, digite:
net use m: \\finanças\cartas\maria
Para conectar o identificador de usuário Daniel como se a conexão tivesse sido estabelecida a partir do domínio Contas, digite:
net use d:\\server\share /user:Contas\Daniel
Para atribuir o nome de dispositivo da unidade de disco F: a um arquivo de gabinete em uma comunidade MSN Internet Access chamada Nome_do_Destino usando a conta Passport Nome_do_Usuário@passport.com, digite:
net use f: http://www.msnusers....Nome_do_Destino /user:Nome_do_Usuário@passport.com
Para desconectar-se da pasta \\Finanças\Pub, digite:
net use f: \\finanças\pub /delete
Para conectar-se aos memorandos de um recurso compartilhado no servidor \\Finanças 2, digite:
net use k: "\\finanças 2" \memorandos
Para restaurar as conexões atuais a cada logon, independentemente de alterações futuras, digite:
net use /persistent:yes
Preciso de uma ajuda...tenho que criar uns mapeamentos da seguinte forma:
ResponderExcluirnet use I: \\servidor.proativa.local\FTP-Natura /user:proativa.local\darlan.delmondes /savecred /persistent:Yes
Mas nao esta indo...detalhe, onde coloco minha senha nisso ? Porque nao funciona desta forma. ? poderia me responder adcionando algo ou excluidno no exemplo que lhe dei. ?
Grato.
darlan.delmondes@proativa.com.br
Existe algum comando que verifique todas as unidades mapeadas e depois desconecte?
ResponderExcluirOlá pessoal como estão, desculpe a demora para responder mas estive viajando e não estava acessando o blog.
ResponderExcluirVamos lá, sobre a primeira questão, não é necessário colocar o nome completo do servidor junto com o domínio, basta apenas colocar o nome do server e o compartilhamento, em caso de duvidas um meio certo de colocar este nome é indo em gerenciar o servidor > servidor de arquivos > gerenciar este servidor de arquivos > vc verá no item compartilhamento, suas pastas que estão compartilhadas; click com o botão direito e vá propriedades e em publicar. Pronto ai está o caminho correto da sua pasta, basta criar o net use e inserir o caminho dado, mas não é necessário publicar a pasta, use só para copiar o caminho de compartilhamento. Agora se vc pretende colocar segurança para que só vc acesse esta pasta, não precisa chegar a colocar no net use seu usuário e senha, basta editar as permissões de seguraça da pasta. Espero ter ajudado, se ainda sim não der certo me mande com mais detalhes o objetivo a ser alcançado e respondo o mesmo por e-mail até logo.
Estou com um problema no mapeamento da seguinte forma: tenho um dominio baseado em 2003 server, quando faço o mapeamento usando o comando net use, em uma arquivo de lote. ele simplesmente não conecta totalmente, já que a necessidade de mapear é o uso de um banco de dados. alguma solução para isso?
ResponderExcluirBoa noite pessoal!! Cara, como não tem mais informações a respeito do seu caso, como o mapeamento que vc está usando ou se aparece alguma mensagem de erro na hora que o script roda, ou se aparece alguma mensagem de erro na hora que tu tenta acessar a pasta não sei ao certo como orientar, porém geralmente quando temos um banco de dados que a aplicação geralmente antiga usa mapeamentos como no caso de quem usa banco de dados access, além de criar o mapeamente que neste caso estou tomando como feito corretamente, precisa acrescentar as deidas permições na pasta onde está o banco de dados ou nos arquivos necessários, entre nas permissões e na parte de avançado coloque as permições de exclusão como "negar" para itar que o usuário espertalhão delete a sua base, caso o contrário, sem as devidas permissões, o programa não conseguirá gavar ou alterar informações, uma dica é criar no AD um grupo chamado talvez de "soft" ou o nome do programa e incluir no grupo os usuários que usa ele e nas permissões de pasta colocar as permissões neste grupo. Espero ter ajudado, da próxima deixa e-mail para eu dar retorno, Abração
ResponderExcluirnuss, apavoro na explicação irmão ... tirei parte do meu trabalho aqui ... parabens brother ...
ResponderExcluirAmigos... Estou utilizando o comando net use no windows xp segue abaixo...
ResponderExcluirNET USE LPT2 /DELETE
NET USE LPT2 \\IMPRESSORA\HP4250
até ai tudo bem - mas depois que tem cerca de 15 maquinas logada a 16ª recebe a informação que não poderá logar pois esgotou o limite de usuários - o que fazer - tenho 28 maqs e tem sistema que so funciona via MS-DOS!!!!
Olá...
ResponderExcluirPois bem, não entendi ao certo mas imagino que sua rede é de 28 máquinas e o servidor de impressão está em uma máquina com windows XP certo?
Se for isso, o script está correto porém o xp por default tem uma limitação de aceitar apenas 10 conexões simultaneas, u que quer dizer que se vc consegue umasr até 15 é pq 5 delas imprimiram e desfizeram o acesso remoto com a máquina usando a impressora, para isso precisaria trocar o sistema, usar um Linunx talvez ou um Windows server, já peguei um problema assim uns anos atras e pesquisando na net vi que tinha um arquivinho que faz essa limitação destravada... porém nunca testei, e num sei também se teria virus, pois bem, acredito que seja isso, se conseguir uma solução sem precisar trocar o sistema pode postar aqui nos comentarios, obrigado e muito boa sorte
Olá Amigo.
ResponderExcluirEstou com um probleminha.
Tenho uma estação específica que está rodando o script normal e consegue mapear tudo certinho.
Mas não está pedindo login e senha, sendo que eu não configurei usuário e senha.
Ou seja, algumas pastas só podem ser acessadas por determinados departamentos.
Sabe algo que possa me ajudar?
Obrigado.
Cristian.
Email : clmarinho@gmail.com
Olá venho dizer que consegui resolver...
ResponderExcluirO problema estava no gerenciamento de credenciais.
A estação estava com uma credencial de administrador criada. por isso n pedia senha.
mesmo assim obrigado por disponibilizar conteúdo para nós.
Abraço.
Cristian